terça-feira, 3 de maio de 2022

Monkey Island

O criador de Monkey Island está seriamente chateado com as pessoas dizendo a ele como fazer uma nova Monkey Island

O novo jogo será o que ele quiser.

(Crédito da imagem: Terrible Toybox)

A lendária série de aventuras da Lucasarts Monkey Island retorna no final deste ano com o apropriadamente chamado Return to Monkey Island. O anúncio foi uma grande surpresa – até porque o próprio Gilbert havia desistido publicamente de fazer outro – e foi bem recebido por muitos fãs após um longo e não grande legado de Monkey Islands medíocres.

O jogo está sendo desenvolvido pelo estúdio Terrible Toybox de Gilbert em colaboração com a Devolver Digital e a Lucasfilm Games , e desde o trailer do anúncio, Gilbert vem lidando com a reação. E ele está chateado com isso.

Em um novo post no blog, Gilbert decola como um foguete, fazendo chover fogo sobre aqueles que pensam que têm uma ideia melhor do que Monkey Island deveria ser do que ele. Parte da questão parece ser um post mais antigo do blog de Gilbert intitulado ' Se eu fizesse outra Ilha dos Macacos ', que tem nove anos e vem de uma época em que ele achava que não faria.

“[T]esses não eram mandamentos proferidos e gravados em pedra em uma tábua gigante”, escreve Gilbert. "Eles eram apenas pensamentos aleatórios sobre um (então muito improvável) novo jogo Monkey Island. Nenhuma dessas promessas ou algo que eu devo a alguém."

Gilbert escreve que a "totalidade" de sua ideia para outra Monkey Island, no passado, foi "'Guybrush persegue o pirata demônio LeChuck para o inferno e Stan está lá.' É isso. Foi só isso.

Stan não é um erro de digitação para Satanás, embora eu tenha certeza que o jogo teria feito uma ótima atuação dele no papel. Smilin' Stan S. Stanman é um personagem regular na série, um vendedor viscoso que está sempre querendo ganhar dinheiro rápido. Gilbert ressalta que, se esse jogo tivesse sido feito na Lucasfilm na época, no momento em que foi feito, essa ideia "teria sido algo completamente diferente e melhor".

"E é exatamente isso que Return to Monkey Island é."

Um dos elementos que parece ter irritado Gilbert especialmente é a reformulação contemporânea dos jogos da Lucasfilm como visualmente retrô. Na época, esses estavam entre os jogos mais bonitos do planeta, e o melhor trabalho do estúdio mantém seu brilho por causa da melhor estética da categoria.

"Eu fiz um jogo de pixel art em toda a minha carreira e esse foi Thimbleweed Park", escreve Gilbert. "Monkey Island 1 e 2 não eram jogos de pixel art. Eles eram jogos usando tecnologia e arte de última geração. Monkey Island 1 tinha 16 cores EGA e aproveitamos a chance de atualizá-lo para 256 cores. Monkey Island 2 apresentou a magia mágica da arte digitalizada por Peter Chan e Steve Purcell e nós desejamos continuar empurrando tudo para a frente.

"Se eu tivesse ficado e feito Monkey Island 3, não teria parecido com Monkey Island 2. Teríamos continuado avançando, e Day of the Tentacle é um bom exemplo disso."


Gilbert menciona que ele não era um grande fã da estética de DotT ("Mas esse era o jogo de Dave [Grossman] e Tim [Schafer], não meu"), e que Curse of Monkey Island introduzindo um Guybrush totalmente dublado e fundos pintados estava completamente de acordo com uma série que empurrou esse tipo de coisa.

"Quando Dave [Grossman] e eu começamos a pensar em Return to Monkey Island, falamos sobre pixel art, mas não parecia certo", escreve Gilbert. "Nós não queríamos fazer um jogo retrô. Você não pode ler um artigo sobre Thimbleweed Park sem ser chamado de 'jogo de retrocesso'. Eu não queria que Return to Monkey Island fosse apenas um jogo de retrocesso, eu queria para continuar avançando Monkey Island porque é interessante, divertido e emocionante. É o que os jogos Monkey Island sempre fizeram."

Assim, o objetivo do estilo de arte do jogo é "ser provocativo, chocante, e não o que todos esperavam [...] e é bonito de se ver, jogar e ouvir. Return to Monkey Island pode não ser o estilo de arte que você queria ou estava esperando, mas é o estilo de arte que eu queria."

Então o aborrecimento de Gilbert com os fãs que esperam que Monkey Island seja uma forma particular borbulha para a superfície. "É irônico que as pessoas que não querem que eu faça o jogo que eu quero fazer são alguns dos fãs hardcore de Monkey Island. E é isso que me deixa triste com todos os comentários.

"Return to Monkey Island é uma montanha-russa incrível. Entre e divirta-se ou saia do parque de diversões porque não é exatamente a montanha-russa que você queria.

"Espero que você vá em frente com o resto de nós."

Return to Monkey Island estava em desenvolvimento por dois anos antes de seu anúncio, e era um segredo extremamente bem guardado durante esse tempo. Provavelmente o melhor porque, como Gilbert coloca, "não quero a pressão de tentar fazer o jogo que você quer que eu faça".

Olha Rony: Eu quero o jogo que você quer fazer. A frustração do designer aqui é evidente e compreensível: deve ser enlouquecedor ser uma das figuras-chave que fizeram de Monkey Island o que é, o auge da era de aventuras da LucasArts , e ter que lidar com expectativas fossilizadas do que um novo deveria ser ou parecer.

Return to Monkey Island seguirá em Monkey Island 2: LeChuck's Revenge , e não tem relação com o (horrível) Tales of Monkey Island de 2009 da Telltale , o último jogo da série. O objetivo de Gilbert é fazer coisas que "me excitem e me divirtam. Se você me deixar fazer essas coisas, você vai adorar o jogo. Isso, eu prometo."

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